domingo, 25 de janeiro de 2009

De olhos fechados

Caminhar sem pensar é, em algumas situações, muito mais confortável do que parar e fazer uma avaliação séria. Especialmente quando se trata de nós próprios. E mais ainda se essas situações se prendem com questões que nos são, de algum modo, desagradáveis (quer fisicamente, quer aquelas em que a nossa consciência nos acusa). Neses casos, e já que a tendência natural do ser humano é fugir da dor (e não aproximar-se do prazer, ao contrário do que muitos pensam), o mais frequente é continuarmos a caminhar, fazendo um esforço por afastar os momentos de lucidez que, volta não volta, teimam em dizer "olá".

Posto isto, deixo à vossa consideração o seguinte. Quer pensemos, quer não, se estamos a caminhar, vamos inevitavelmente acabar por chegar ao destino. Sendo assim, parece-me que é melhor parar e pensar um bocadinho se o destino que queremos é mesmo aquele para onde caminhamos. Ou se o que buscamos está realmente no final da caminhada.

E talvez seja sábio também considerar que o destino (a caminhada) nos reserva sempre surpresas, e dependendo do nosso envolvimento na situação, o resultado pode ser desastroso.

Talvez haja outra forma de fugir da dor. Ou talvez aprender a lidar com ela passe por a encararmos de frente. Seja como for, tenhamos sempre presente na mente e no coração que sofrimentos iguais aos nossos se estão a cumprir noutras pessoas aqui mesmo ao nosso lado (IPe 5:6-10). O sentimento de que estamos sozinhos pode ser uma prisão horrível, ainda por cima baseada numa mentira, e que não nos deixa ver a verdade. A solução? "resisti-lhe, firmes na fé".

Tu podes, tu consegues! Mas mesmo se caíres, eu vou estar aqui p'ra te abraçar e pensar as tuas feridas.

8 comentários:

Kitty D disse...

Epa olha que assim vale a pena, combinávamos e comprávamos a meias, 5 para cada uma não? No micro ondas n se deve cozer o fimo, porque corre o risco de explodir. Experimenta por 1 ou 2 folhas de papel vegetal por baixo das coisinhas que vais cozer que ajuda. Eu as tantas compro um forninho só para isto, daqueles eléctricos de 30 euros. Os fumos que aquilo liberta são bue tóxicos, e cheiram mal que se farta, deixa as janelas bem abertas quando cozeres.

Bjs doces linda, e esse café é para quando?

_SunFlower_ disse...

O café acho que fica para sexta às 15h. Encontramo-nos na faculdade. Estou à espera da confirmação da Diana e Vanessa (?).

Não sei se esses forninhos pequenos darão para cozer aquilo... Mas não há nada como experimentar. E sim, tens razão, 5 para cada uma já dava =)

Eu neste momento tenho a mais brancos e vermelhos (vermelho vivo), mas também ainda não acabei a encomenda. Em todo o caso acho que me sobra uma caixa de 10 de cada um. Caso precises de alguma destas cores escusas de comprar, que eu vendo-te a 1€.

...as minhas lembrancinhas (que são corações para por no frigorífico) parecem chocolatinhos LOLOL

Kitty D disse...

Que giro. Tou a precisar de branco, e mais umas cores. Diz-me que cores tens e levas na sexta. :D

_SunFlower_ disse...

So tenho essas duas...

Kitty D disse...

lol Ok compro-te 2 barrinhas de vermelho e 3 de branco se tiveres. 6ª feira as 15 na faculdade certo? bjs doces. :D

_SunFlower_ disse...

não não, temos que marcar para a outra semana, que a maria vanessa esá doente e eu e diana também tem coisas para fazer... e eu acho que tambem... tu não recebes os nossos mails? =S

Kitty D disse...

Não! :( Mandam-me please.

_SunFlower_ disse...

=) =P