quinta-feira, 5 de junho de 2008

DENÚNCIA
a tabela de equivalências


Saíu finalmente a tabela de equivalências do actual curso de 5 e 4 anos para o de 3. Claro que de equivalências só mesmo o nome. Ora vejamos então os acontecimentos do ano lectivo:

No início do ano os alunos do 5º ano com disciplinas em atraso foram passados para o curso de 4 anos (com excepção de mim - ufa!!!), passando a frequentar o actual 3º. Foi-lhes dada a indicação de que o 3º ano seria um ano terminal (apesar de estar incluído na licenciatura de 4 anos) e foram adaptados os curriculums das disciplinas nucleares, com vista à "largada" dos alunos no mundo profissional.

No início do 2º semestre, alunos e professores foram informados de que, afinal, existiria novamente um ano de transição (o 4º ano, portanto), e que por esse motivo o 3º ano já não seria um ano terminal.

Os alunos, que estavam a fazer cerca de 9 disciplinas por semestre desesperaram, porque têm que fazer mais um ano. Por este motivo, a maioria dos alunos decidiu dedicar-se apenas às disciplinas nucleares, deixando as outras para trás - sob pena de, não o fazendo, não conseguirem passar a nada - acrescentando-as ao horário do ano que vem.

Esta semana saíu a tabela de equivalências do novo curso de 3 anos. Há dois dias houve uma «sessão de esclarecimento sobre as equivalências». Os alunos foram informados de que, não só não passariam para o 4º ano se tivessem alguma disciplina em atraso, como as disciplinas nucleares do actual 2º semestre não dão equivalências no curso novo, NEM LHES SERÁ ATRIBUÍDA QUALQUER CREDITAÇÃO - bem como a todas as outras disciplinas já realizadas ao longo de todos estes anos que não constem do curso novo (quase todas, portanto).

Ficamos então com alunos que no início do ano estavam no 5º ano, e que no final do ano descobrem que terão que fazer - na melhor das hipóteses - mais um ano para conseguirem ficar com uma licenciatura de 3 anos.

É indescritível a imagem de alunos que descobrem que as disciplinas que foram aconselhados a deixar para trás, em detrimento das nucleares, são exactamente as que lhes trariam algum benefício. É indescritível a imagem de professores que, a duas semanas das avaliações finais, ficam sem alunos e de mãos atadas.

A minha faculdade é espectacular.

6 comentários:

Martuxa disse...

A tua fac não só é espectacular como é mesmo o máximo! Isto do "domínio próprio" e da "palavra edificante" funciona na perfeição quando é a escrever...
Misericórdia!!

_SunFlower_ disse...

hehehe pois =)

Sarita disse...

Brutal!!!
Se eu andasse na tua faculdade já lá tinha levado a Manuela Moura Guedes... tinha tinha...

VM disse...

é só comer guito.. que os alunos assim não o tem para gastar em cerveja...

living in london disse...

bem,que confusão e tanta informação mal dada pela Universidade.
Quem paga com isso são os alunos tendo que adiar a sua entrada no mundo profissional e tendo que dar mais dinheiro à Univ e a ao governo.

_SunFlower_ disse...

Pois é... e o problema não é só o dinheiro, são os anos de vida que se perdem ali, literalmente...