sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Ciganos


Desde há já algum tempo que tenho vindo a considerar, seriamente, enviar uma carta ao nosso Primeiro. O assunto, como o título indica, é o povo cigano. Ao contrário do que alguns possam pensar, não é por estar contra tudo o que se tem passado com o povo cigano, antes pelo contrário. Também acho importante dizer que este post não é uma resposta ao que se passou em Loures, porque esta carta já está pensada há muito mais tempo, embora nunca tenha sido realmente delineada.

Depois de ponderar bastante, decidi que o melhor para os portugueses é tornarem-se todos ciganos. Se não, vejamos:

- Têm a sua própria lei, que os leva a infringir constantemente a nossa.
- Como Portugal não encontrou uma forma de lidar com esta situação, decidiu alterar as leis aplicando-as especificamente a este povo. Por exemplo, os ciganos têm direito a ter um médico cigano nos hospitais e serem atendidos apenas por ele. As crianças ciganas têm um regime especial nas escolas que lhes permite literalmente "saltitar de escola em escola" ao longo do ano. Não precisam de carta de condução (não sei se isto é de lei, mas é uma realidade).
- Na sua esmagadora maioria não pagam impostos.
- Porque na sua maioria não estão empregados.

E aqui encontramos duas grandes categorias:
- Os que trabalham nas feiras, a vender (há excepções) produtos de contrafacção
- Os que trabalham noutro tipo de artigos, mais brancos
- Os que não trabalham e recebem 900 eur mensais de subsídio do Estado
(Estado - que somos nós)


Além disso, têm direito a casas pelas quais, ou não pagam, ou pagam uma renda de tipo 5 eur/mês - e que normalmente também não pagam.

Como se não chegasse, são um povo que, pelas suas raízes, fazem questão de não se aculturar, acabando por impôr àqueles que vivem à sua volta uma aculturação forçada.

Ora bem, face a estas coisas, eu estava a pensar enviar uma carta ao Sr. Engenheiro (?) a perguntar basicamente o que fazer para me tornar cigana. Ele sabe de certeza, porque é um cigano de primeira classe.




P.S. - É justo dizer que há ciganos que têm empregos dignos, que pagam impostos e são pessoas extremamente correctas. É uma pena que sejam uma minoria.

2 comentários:

VM disse...

só tenho uma duvida: querias ser uma cigana a vender na feira e a cheirar mal ou uma cigana fina, tipo o nosso 1º ministro?

outra coisa, tu queres ver que um cigano não pode fazer as 3 coisas? receber do estado, trabalhar no verão e trabalhar prá branca? isso é outra categoria...

_SunFlower_ disse...

LOL
uma dessas! É uma dessas que quero ser!